Você tem ou conhece quem tenha dores intensas no quadril, o que impede de ações simples como amarrar o cadarço do sapato ou por as meias ou correr, por exemplo? Bem provável que tenha a artrose no quadril, mas você não está sozinho?
Ao menos 10 milhões de brasileiros têm osteoartrite do quadril, impondo a boa parte deles fortes dores e o uso de bengala ou andador, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Felizmente, Dr. Alceu tem uma boa notícia: uma técnica cirúrgica vem sendo realizada com resultados bastante positivos para tratar desta artrose: a artroplastia total do quadril (ATQ), na qual o cirurgião ortopédico implanta uma prótese feita com material de baixa fricção no quadril.
O Prof. Dr. Alceu Chueire é uma referência na realização da artroplastia total do quadril (ATQ).
Membro titular da Sociedade Brasileira de Quadril, professor livre docente da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), ele já operou inúmeros pacientes no Hospital de Base de Rio Preto, onde é chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia.
Os benefícios da cirurgia para milhões de pessoas em todo o mundo é tamanho que a Lancet, uma das revistas científicas de maior prestígio no planeta, chamou esta técnica de “A operação do século”.
“Pacientes com artrose do quadril que já haviam se conformado a passar o resto da vida com dores, usando bengala ou andador começam a caminhar ainda no hospital, algumas horas após a cirurgia.”
Dr. Alceu Chueire
A osteoartrite do quadril se caracteriza pelo desgaste entre a cabeça femoral (extremidade superior do fêmur) e o acetábulo, como é chamada a cavidade existente em cada lado da pélvis (quadril).
“Na artroplastia, substituímos a articulação desgastada por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo quadril seguro e confortável. Após a recuperação da cirurgia, a pessoa não sente mais dores, recupera os movimentos da articulação, o que permite o retorno às atividades de vida diária e de locomoção, como sentar, andar, subir e descer escadas”, explica Dr. Alceu Chueire, que possou mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).